Ministério da Cultura e CPFL Energia apresentam:

Concertos EPTV 2026

Varginha

Informações: (35) 3690-2721

Entrada franca
Classificação: 10 anos

MÚSICOS
Pablo de León
– violino I
Maria Fernanda Krug – violino II
Horacio Schaefer – viola
Roberto Ring – violoncelo

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: EPTV e CPFL Energia
Produção: Stravinsky Produções Artísticas
Realização: Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL

PRONAC 239688 Música de Câmara no Interior – edição 2026

Programa

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Requiem em ré menor, KV. 626

versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853)

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Quarteto de cordas nº 16 em Fá Maior, op. 135

Felix Mendelssohn (1809 – 1847)
Quarteto de cordas nº 2 em lá menor, op. 13

Retirada de ingressos: à partir de 1 hora antes do início do concerto

TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING

PABLO DE LEÓN
VIOLINO
HORACIO SCHAEFER
VIOLA
ROBERTO RING
VIONCELO

Comemorando em 2026 vinte e cinco anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horacio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring.

Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.

Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França), Paulo Sérgio Santos (Brasil); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros. Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

Maria Fernanda Krug

Maria Fernanda Krug

(violino)

Ex aluna do violinista Salvatore Accardo, a violinista Maria Fernanda Krug tem atuado como solista e camerista nas mais importantes salas de concertos.

Fernanda é natural de Piracicaba – SP, iniciou seus estudos com sua mãe Maria Lúcia e em seguida estudou com Elisa Fukuda e Evgenia Maria Popova.

Atuou como solista em importantes orquestras internacionais como Salzburg Chamber Soloists da Áustria, Kremlin Chamber Orchestra da Rússia e Capella Bydgostiensis da Polônia e nacionais como Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Bachiana Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Amazonas Filarmônica entre outras. 

Foi membro da Salzburg Chamber Soloists, tendo atuado em importantes turnes em grandes salas de concerto pela Europa, EUA, Japão e México. Se apresentou em recitais no Festival Tartini na Eslovenia e com seu trio Krug- Vanzella- Savytzky no Performing Arts Center de Moscou, uma das principais salas da Rússia. 

É violinista chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de SP e foi coordenadora e fundadora da Cantilena Ensemble. Seu trabalho na Cantilena a levou em mais de 40 cidades brasileiras.

Gravou pelo selo europeu Dux Records como solista frente à Orquestra polonesa Capella Bydgostiensis sob a regência do Maestro brasileiro Jose Maria Florencio obras de Marlos Nobre e Beetholven da Cunha. Foi membro do conselho técnico do Instituto Elga Marte e tem sido constantemente convidada para bancas julgadoras dos principais concursos de violino do Estado de Sao Paulo. Desenvolve intenso trabalho com sua classe particular de alunos.

Fale conosco

robertoring7@gmail.com