Franca

Informações: (16) 3723-9531

Ingressos: Entrada franca
Classificação: 10 anos 

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: EPTV e CPFL Energia
Produção: Stravinsky Produções Artísticas
Realização: Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução

Programa

Pablo de León violino
Abner Landim violino
Horácio Schaefer viola
Renato Bandel viola
Roberto Ring violoncelo
André Micheletti violoncelo

REPERTÓRIO

Johannes Brahms (1833 – 1897)
Sexteto nº2 em Sol Maior, Op. 36

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Quinteto nº3 em Dó Maior, K. 515

Retirada de ingressos: 1 hora antes do início do concerto

Solistas Convidados

ABNER LANDIM

(violino)

Mestre e bacharel pela Buchmann-Mehta School of Music da Universidade de Tel-Aviv, onde foi aluno de Hagai Shaham e Chaim Taub. Em 2011 recebeu o diploma de honra ao mérito concedido aos alunos de maior destaque da BMSM e em 2013 obteve junto ao Quarteto Brasileiro de Tel Aviv o 1º lugar na competição de música de câmara da BMSM, apresentando-se na Alemanha, Israel e Brasil. Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da BMSM sob a regência do maestro Zubin Mehta em concertos no Carnegie Hall em Nova York, Auditório Charles Bronfman em Tel Aviv e em turnê desta orquestra no Brasil. Foi membro da Orquestra de Câmara de Israel e da Orquestra Solistas de Tel Aviv, tendo participado de concertos destas orquestras em Israel e na Rússia. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo de 2015 a 2018 onde atuou também como solista.

RENATO BANDEL

(viola)

Violista clássico com formação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Esteve na Alemanha por sete anos quando se formou Mestre pela Universidade de Berlim. Estudou com Hartmut Rohde, na Universidade de Artes de Berlim e após se formar com nota máxima, passou a integrar a classe de solistas.  Recebeu o “Prêmio Carlos Gomes – Melhor Conjunto de Câmara, em 2006, como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri. Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Destaca-se também como camerista e solista e atualmente é docente nas principais universidades do estado.

ANDRÉ MICHELETTI

(violoncelo)

Natural de Piracicaba, André Micheletti é mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen. Tem duplo doutorado pela Indiana University em Violoncelo e Violoncelo Barroco, onde teve aulas e master classes com János Starker. Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA), entre outras. Com instrumento de época (violoncelo barroco), foi finalista do Concours Etoile-Galaxy, de Montreal com o Trio Vetruviani e semifinalista da competição ‘À Tre‘, em Trössingen, Alemanha. Primeiro colocado e melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, além de vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório. Desde 2015 é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto.

TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING

PABLO DE LEÓN
VIOLINO
HORACIO SCHAEFER
VIOLA
ROBERTO RING
VIONCELO
Comemorando em 2025 vinte e quatro anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago. Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França), Paulo Sérgio Santos (Brasil); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros. Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

Fale conosco

robertoring7@gmail.com