Concertos EPTV 2022
Informações: (16) 3723-9531
Programa
Pablo de León – violino
Abner Landim – violino
Horacio Schaefer – viola
Roberto Ring – violoncelo
FRANZ SCHUBERT (1797 – 1828)
Quarteto em Ré menor, No.14, D. 810 – “A Morte e a Donzela”
PYOTR ILITCH TCHAIKOVSKY (1840 – 1893)
Quarteto em Ré maior, No.1, Op.11
Solista Convidado
ABNER LANDIM (violino)
Mestre e bacharel pela Buchmann-Mehta School of Music da Universidade de Tel-Aviv, onde foi aluno de Hagai Shaham e Chaim Taub. Em 2011 recebeu o diploma de honra ao mérito e em 2013 obteve junto ao Quarteto Brasileiro de Tel Aviv o 1º lugar na competição de música de câmara desta Universidade, apresentando-se na Alemanha, Israel e Brasil.
Atuou como spalla da Orquestra Filarmônica Jovem de Israel, sob a regência do maestro Zubin Mehta em concertos no Carnegie Hall em Nova York, em Tel Aviv e em turnê desta orquestra no Brasil. Foi membro da Orquestra de Câmara de Israel e da Orquestra Solistas de Tel Aviv, tendo participado de concertos destas orquestras em Israel e na Rússia.
Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo de 2015 a 2018 onde atuou também como solista.
Atualmente é spalla da Orquestra Filarmônica de Goiás, posto que ocupa desde 2015.
TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING
Comemorando em 2022 vinte e um anos de atividades, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horacio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring.
Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.
Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros.
Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.