Concerto EPTV Ribeirão Preto – 5 de novembro de 2025 | Entrada franca No dia 5 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 20h, no Theatro Pedro II (Ribeirão Preto, SP), acontecerá um concerto da série Concertos EPTV com solistas convidados Pablo de León, Cristiane de León, Horácio Schaefer, Renato Bandel, André Micheletti, Roberto Ring, além dos artistas chineses Tong Zijuan (pípá) e Qinxiang Gao (yangqin). O repertório traz obras de música tradicional chinesa (Dança da Serpente Dourada; Liang Shanbo e Zhu Yingtai; Me dê uma rosa; Noite de Luar no Rio Primavera) e peças clássicas de Brahms (Sexteto n.º 2, Op. 36) e Mozart (Quinteto n.º 3, K. 515). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do evento (disponível já a partir de 4/11 no Theatro). Classificação indicativa: 10 anos. Produção: Stravinsky Produções Artísticas, com patrocínio da EPTV e CPFL Energia, via Lei Rouanet. Audiodescrição ao vivo será oferecida. Informações: (16) 3977-8111

Ribeirão Preto

Informações: (16) 3977-8111

Ingressos: Entrada franca
Classificação: 10 anos 

Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais
Patrocínio: EPTV e CPFL Energia
Produção: Stravinsky Produções Artísticas
Realização: Ministério da Cultura e GOVERNO DO BRASIL – DO LADO DO POVO BRASILEIRO

Programa

Pablo de León – violino
Cristiane de León – violino
Horácio Schaefer – viola
Renato Bandel – viola
Roberto Ring – violoncelo
André Micheletti – violoncelo
Tong Zijuan – pipá
Qinxiang Gao – yangqin

REPERTÓRIO

Música tradicional chinesa
Dança da Serpente Dourada
Liang Shanbo e Zhu Yingtai (amantes borboletas)
Me dê uma rosa
Noite de Luar no Rio Primavera

Johannes Brahms (1833 – 1897)
Sexteto nº 2 em Sol Maior, Op. 36

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Quinteto nº 3 em Dó Maior, K. 515

Retirada de ingressos a partir do dia 4/11 na bilheteria do Theatro

Solistas Convidados

TONG ZIJUAN

(pipá)

Iniciou sua formação musical ainda jovem. Formou-se em Educação Musical pela Universidade de Fujian, com especialização em pípá.

Com uma trajetória de mais de três décadas como musicista, é fundadora e diretora do Grupo de Música Tradicional Chinesa, com o qual realiza apresentações marcadas pela riqueza cultural e sensibilidade artística.

Reconhecida por sua expressividade e compromisso com a tradição, é uma referência na divulgação da arte musical oriental no cenário internacional.

Qinxiang Gao

(Yangqin)

Estudou yangqin desde a infância. Gao é Diretor do Instituto Confúcio da Unicamp,  pesquisador, entusiasta da cultura e arte, ciência e educação. Já se apresentou com orquestras sinfônicas e conjuntos na China e no Brasil, atuou como maestro, compositor e arranjador, além de ministrar cursos de apreciação musical para estudantes universitários e internacionais há mais de 20 anos.
Cristiane de León

Cristiane de León

(violino)

Natural de Curitiba, Cristiane de Léon iniciou os seus estudos de música aos seis anos de idade, em Joinville. Doutora em música pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestre (violino) pela Duquesne University em Pittsburgh, Estados Unidos, onde também cursou o Artist Diploma. Participou de turnês nos Estados Unidos, Brasil e Ásia.

Nos Estados Unidos tocou na Erie Phillarmonic, Carnegie Mellon Phillarmonic, Johnstown Symphony e West Virginia Symphony. No Brasil tocou como musicista convidada na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo. Como camerista e recitalista, desenvolve intenso trabalho na divulgação da música brasileira.

Destaque para o recital e o concerto de música de câmara, realizados nos Estados Unidos em fevereiro de 2024, onde apresentou obras de compositores e compositoras brasileiras. Cristiane ministrou aulas e oficinas em diversos festivais de música como: Nathan Swartzman (Uberlândia), Curso Internacional de Verão (Brasília), Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas), Pittsburgh Youth Chamber Soloists (EUA), entre outros. Atualmente é professora de violino da Escola de Música de Brasília.

RENATO BANDEL

(viola)

Violista clássico com formação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Esteve na Alemanha por sete anos quando se formou Mestre pela Universidade de Berlim. Estudou com Hartmut Rohde, na Universidade de Artes de Berlim e após se formar com nota máxima, passou a integrar a classe de solistas.  Recebeu o “Prêmio Carlos Gomes – Melhor Conjunto de Câmara, em 2006, como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri. Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Destaca-se também como camerista e solista e atualmente é docente nas principais universidades do estado.

ANDRÉ MICHELETTI

(violoncelo)

Natural de Piracicaba, André Micheletti é mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen. Tem duplo doutorado pela Indiana University em Violoncelo e Violoncelo Barroco, onde teve aulas e master classes com János Starker. Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA), entre outras. Com instrumento de época (violoncelo barroco), foi finalista do Concours Etoile-Galaxy, de Montreal com o Trio Vetruviani e semifinalista da competição ‘À Tre‘, em Trössingen, Alemanha. Primeiro colocado e melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, além de vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório. Desde 2015 é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto.

TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING

PABLO DE LEÓN
VIOLINO
HORACIO SCHAEFER
VIOLA
ROBERTO RING

VIOLONCELO

Comemorando em 2025 vinte e quatro anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago. Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França), Paulo Sérgio Santos (Brasil); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros. Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.
EPTV e CPFL Energia, patrocinadores via Lei Rouanet do Concerto EPTV Ribeirão Preto 2025

Fale conosco

robertoring7@gmail.com